Farewell

Último dia em Hanoi - Vietnam

Quando saí do Brasil, 114 dias atrás, eu queria ver o mundo. Desembarquei em Hanoi, a cidade mais maluca do Vietnam, quase dois dias depois (juntando intermináveis 28h de voo e 10h a mais de fuso), ainda sem conseguir realmente entender que estava do outro lado do planeta. Fiz minha primeira refeição só no dia seguinte, depois de perguntar à menina da agência de ônibus se podia acompanhá-la para o café da manhã, porque estava completamente insegura de fazer algo tão simples como pedir comida naquela cultura tão diferente. Felizmente, aprendi rápido (voltar aqui nessa reta final foi muito prazeroso). Porém, o fascínio que me invadia a cada desdobramento dessa viagem jamais passou. Novo dia, nova cidade, novo hostel, pessoas novas e interessantes – eu me agarrei às experiências para aprender o máximo, sentir o máximo, evoluir o máximo.

Histórias do que vivi pra contar não faltam. Nos sorrisos, mãos, olhares, conversas e silêncios, descobri os mais nobres sentimentos em pessoas com quem viajei por um tempo, ou só dividi um lugar no tuktuk, ou com quem interagi tão rápido que sequer tenha conseguido perguntar o nome. Minha profunda fé no ser humano – na força implacável do amor – volta comigo, potencializada.

Nesses últimos 15 dias, muita gente me ouviu dizer que havia chegado a parte final da minha viagem, e a reação quase sempre foi aquele olhar que diz um melancólico “putz, que pena”… Mas a verdade é que me despeço da Ásia com um até breve sereno de quem respondeu a esse olhar com palavras, todas as vezes: “tá tudo bem. Foi uma jornada memorável… E estou muito feliz de, finalmente, voltar pra casa”.

Pois é. Saí do Brasil pra ver o mundo… Acabei abrindo os olhos para um universo inteiro, dentro de mim.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s