“Não temos escolha”

Essa noite, acordei assutada com o vento e a chuva, e minha lembrança me levou de volta para um dia muito especial da minha viagem pela Ásia, quando eu estava no Myanmar, já contando os dias para voltar ao Brasil, e passei 3 dias caminhando pelas montanhas e planícies do norte desse querido país, no conhecido trekking de Kalaw a Inle Lake. Já era época de monção e fiz figa para que a previsão do tempo no meu celular estivesse errada, mas as nuvens em todas as minhas fotos provam: a chuva acompanhou o meu grupo desde o começo.

Torcendo para a garoa do primeiro dia não piorar, vesti meu poncho e parti. Mas a chuva aumentou, e de noite, perdi o sono diversas vezes com a força dos ventos e da água batendo nas paredes rusticamente construídas com madeira – o coração apertando com a possibilidade de caminhar por trilhas escorregadias e desconhecidas debaixo de um temporal. Perguntei a uma das guias se seguiríamos viagem apesar do tempo. “Não temos escolha”, ela respondeu, enquanto fritava uma leva de rabanadas para nosso café da manhã.

Vestimos todos os nossos tênis ensopados e ponchos, e marchamos morro acima, encarando a chuva que abrandava e apertava sem aviso, já pouco ligando para a lama que levávamos na sola do pé. “Não temos escolha”. Chegamos sãos, salvos e molhados à segunda casa que nos abrigou no caminho, felizes pela superação e por termos conseguido manter a energia vibrando alta, mesmo com as dificuldades – climáticas ou não.

Na madrugada de hoje, quando revivi a sensação de alguns meses atrás, percebi a serenidade com que aquela filha do Myanmar me disse aquela sábia afirmação, e abstrai uma lição importante: quando temos um objetivo que vale a pena, diante das adversidades, não temos outra escolha senão seguir em frente, enfrentando nossos medos e fazendo o possível para manter o sorriso no rosto. O sol veio, finalmente, no terceiro dia de caminhada por lá. O sol sempre virá por aqui também.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s