Coentro

Todas as andanças da minha viagem pela Ásia eram uma explosão de estímulos sensoriais. Palavras que eu nunca havia visto e até outro alfabeto, vozes falando em línguas que eu jamais vou aprender, texturas nunca antes experimentadas, o sabor do chips de jaca e outras comidas maravilhosas que nem tento reproduzir pra não estragar o encanto. E o cheiro… Dava pra seguir pelo cheiro praticamente todas as feiras de rua das cidades. Havia um tom especial no ar, um aroma refrescante e que eu às vezes também sentia no gosto do meu jantar. “Cheiro de Ásia”, foi a etiqueta que meu cérebro deu pra ele. Nunca me preocupei em descobrir de onde ele vinha e assim voltei pra casa – com esse detalhe desconhecido na parede da memória.

Acelera o tempo, o lugar agora é Três Lagoas, onde a feira de rua é segunda, quarta e sábado. Como boa comedora de verduras e ovos que sou, periodicamente estou lá, pechinchando o meu “três verduras por 10 reais”. Dois de sempre são alface e rúcula, que acabam porque eu almoço todos os dias com um matagal deles no prato. Mas um dia, o freezer já tinha sua cota de cebolinha, salsinha e couve congeladas. “O que mais entra na promoção?”, pergunto. “Coentro”, a tiazinha da banca fala. E eu, que nunca havia comprado coentro fresco para temperar a minha comida, aceito o maço que ela me oferece para cheirar. Meus olhos chegam a marejar com a lembrança ativada espetacularmente: “cheiro de Ásia”. Um golpe de sorte. Um presente do universo. Um passe instantâneo de volta para muitos dos melhores momentos do meu mochilão, que girava em torno de comer e de ver o sol nascer ou por-se, basicamente.
Hoje, cozinhei meu franguinho de todos os dias com coentro fresco que trouxe da feira sábado, e o cheirinho ficou por algumas horas impregnado na minha mão, e depois deixou meu almoço um pouco mais feliz. Se alguém acha que ainda não inventaram jeito de voltar no tempo, eu vou refutar a ideia e dizer: talvez você pense isso porque ainda não descobriu o poder do coentro. 🍀

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s